Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Olho vivo na hora de ir ao supermercado


Uma boa alimentação começa no supermercado, esse é o momento em que escolhemos tudo aquilo que irá fazer parte da nossa alimentação, por isso é muito importante se atentar para a qualidade dos produtos e ficar de olho no rótulo para saber bem o que está comendo.
Os rótulos funcionam como elementos de comunicação entre os produtos e os consumidores, por isso as informações devem se apresentar de forma clara e orientar a escolha adequada de alimentos.
No Brasil, o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ela é que estabelece as informações que um rótulo deve conter. O ideal é ler e entender cada informação do rótulo.
O primeiro item obrigatório que aparece nos rótulos é a porção, que nada mais é que a quantidade média do alimento que deve ser consumida por pessoas sadias, a cada vez que o alimento é consumido, este item é importante para evitar exageros na hora de se alimentar. Os valores de nutrientes que aparecerão no rótulo, normalmente, se referem à quantidade de uma porção.
Além das quantidades por porção os rótulos trazem também informações sobre o percentual de valores diários (%VD), que é o valor em percentual que indica o quanto o produto apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta 2000 calorias.
Em seguida aparecem informações sobre o valor energético do produto. O valor energético é a energia que o nosso corpo produzirá por meio dos nutrientes contidos no produto, ele é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ).
O próximo item a aparecer nos rótulos são os carboidratos que são os nutrientes responsáveis por fornecer energia para o organismo. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, e doces em geral.
As proteínas são necessárias para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. São encontradas em maior quantidades nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas (feijões, soja e ervilha).
Os rótulos apresentam ainda o valor da gorduras totais que referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas no alimento. As gorduras de apresentação obrigatória nos rótulos são as gorduras saturadas e as gorduras trans que são justamente as mais prejudiciais à saúde, por isso cuidado com os alimentos que apresentarem grande quantidades delas, para ter uma referencia é só verificar o (%VD). As gorduras saturas são encontradas somente em alimentos de origem animal como carnes, queijos, leites, manteiga e iogurtes. Já as gorduras trans são encontradas em alimentos industrializados como biscoitos, sorvetes e salgadinhos. Não é recomendado um consumo maior que 2 gramas de gorduras trans por dia, isso por que esse tipo de gordura pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração.
As fibras são outro item de aparecimento obrigatório, devemos dar preferencia aos produtos com altos valores de fibras devido ao fato delas serem um componente fundamental para o bom funcionamento do intestino. Maiores quantidades são encontradas em alimentos de origem vegetal e integrais.
Por ultimo aparece nos rótulos o sódio, que está presente em sal de cozinha e produtos industrializados como molhos prontos, salgadinhos de pacote, embutidos, enlatados e temperos prontos, seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial. 
Entendendo as informações que constam nos rótulos dos alimentos que consumimos, fica muito mais fácil contribuir com a melhoria da saúde e da qualidade de vida. Portanto, quando for ao supermercado, reserve tempo suficiente para examinar bem o rótulo e verificar também a data de validade de cada produto que estiver levando pra casa.

sábado, 13 de abril de 2013

Alimentos funcionais: Por que eles são tão importantes?


Muito tem se falado atualmente sobre os alimentos funcionais, mas afinal o que são, para que servem estes alimentos?
É considerado Alimento Funcional todo alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, produza impactos positivos à saúde, quando consumido como parte da dieta usual, esse tipo de alimento deve ser seguro para consumo sem supervisão médica.
O conceito de alimento funcional surgiu no Japão na década de 30 quando O Dr.  Minoru Shirota iniciou a investigação de um Leite Fermentado para prevenção de doenças gastrointestinais, ele então descobriu os tão conhecidos Lactobacillus casei Shirota, que está presente em um tipo de alimento funcional muito utilizado, os iogurtes e leites fermentados, esse tipo de alimento é considerado alimento probiótico, já que é a presença de microorganismos vivos que trazem seus efeitos benéficos.
Existem muitos tipos de alimentos funcionais e eles geralmente estão relacionados com a diminuição do risco de muitas doenças como obesidade, aterosclerose, hipertensão, diabetes e câncer, estão relacionados também ao aumento da expectativa de vida e melhora da qualidade de vida.
A seguir foram listados alguns dos principais tipos de alimentos funcionais para que possam ser incluídos na dieta de acordo com os objetivos de cada pessoa.

Substâncias
Fontes Alimentares
Benefícios à saúde
Probióticos
Leites fermentados e Iogurtes
Melhoram a saúde intestinal, reduzindo o risco de câncer no intestino
Fibras e Prebióticos
Grãos integrais, frutas e vegetais em geral
Melhoram a saúde intestinal, reduzindo o risco de câncer no intestino.
Ajudam no controle do colesterol
Lignanas
Linhaça
Controla e previne diabetes
Tem ação anti-inflamatória
Licopeno
Tomate, Goiaba, Melância
É antioxidante
Reduz o risco de doenças do coração
Protege contra o câncer, principalmente o de próstata
Isoflavonas
Soja, leguminosas, ervilha e amendoim
Alivia os sintomas da menopausa
Reduz o risco de doenças do coração e osteoporose
Reduz o risco de câncer de mama e próstata
Resveratrol e quercetina
Vinho tinto, casca de uva e maça
Reduz o risco de doenças do coração
Inibe a formação de coágulos e inflamações
Ácidos Graxos ômega 3
Peixes de água fria e óleos vegetais (linhaça)
Auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares
Previne e controla doenças auto-imunes e inflamatórias
Antocianinas
Frutas em geral
Previne doenças cardiovasculares e câncer
Betaglucanas
Aveia e cevada
Controla a glicose e o colesterol
Proteínas da soja
Soja e derivados
Redução no risco de doenças cardiovasculares
Sulfetos alílicos
Alho e cebola
Auxiliam na redução do risco de doenças cardiovasculares
Protege contra o câncer gástrico

É importante lembrar que os alimentos Funcionais são benéficos e ajudam a melhorar a saúde, no entanto são apenas um complemento à alimentação diária, que deve ser saudável e composta por todos os grupos de alimentos.





sexta-feira, 5 de abril de 2013

Café da manhã


Bom dia!


 Você sabia que tomar café da manhã todos os dias faz muito bem à saúde? 
A maioria das pessoas tem a vida agitada e não reserva tempo para tomar o café da manhã. Mas essa atitude pode ser prejudicial para a saúde e até ajuda a engordar. O ideal é tomar o café da manha até uma hora depois de acordar, pois assim e possível repor as energias que seu corpo utilizou durante a noite de sono.
Inclua frutas, cereais integrais, leite e derivados e se prepare para ter um dia cheio de energia. Quando você capricha logo na primeira refeição, a tendência é não exagerar nas demais refeições do dia, o que ajuda muito quem precisa perder peso.
Reserve um tempo para essa refeição, sua saúde agradece!