Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Olho vivo na hora de ir ao supermercado


Uma boa alimentação começa no supermercado, esse é o momento em que escolhemos tudo aquilo que irá fazer parte da nossa alimentação, por isso é muito importante se atentar para a qualidade dos produtos e ficar de olho no rótulo para saber bem o que está comendo.
Os rótulos funcionam como elementos de comunicação entre os produtos e os consumidores, por isso as informações devem se apresentar de forma clara e orientar a escolha adequada de alimentos.
No Brasil, o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ela é que estabelece as informações que um rótulo deve conter. O ideal é ler e entender cada informação do rótulo.
O primeiro item obrigatório que aparece nos rótulos é a porção, que nada mais é que a quantidade média do alimento que deve ser consumida por pessoas sadias, a cada vez que o alimento é consumido, este item é importante para evitar exageros na hora de se alimentar. Os valores de nutrientes que aparecerão no rótulo, normalmente, se referem à quantidade de uma porção.
Além das quantidades por porção os rótulos trazem também informações sobre o percentual de valores diários (%VD), que é o valor em percentual que indica o quanto o produto apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta 2000 calorias.
Em seguida aparecem informações sobre o valor energético do produto. O valor energético é a energia que o nosso corpo produzirá por meio dos nutrientes contidos no produto, ele é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ).
O próximo item a aparecer nos rótulos são os carboidratos que são os nutrientes responsáveis por fornecer energia para o organismo. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, e doces em geral.
As proteínas são necessárias para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. São encontradas em maior quantidades nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas (feijões, soja e ervilha).
Os rótulos apresentam ainda o valor da gorduras totais que referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas no alimento. As gorduras de apresentação obrigatória nos rótulos são as gorduras saturadas e as gorduras trans que são justamente as mais prejudiciais à saúde, por isso cuidado com os alimentos que apresentarem grande quantidades delas, para ter uma referencia é só verificar o (%VD). As gorduras saturas são encontradas somente em alimentos de origem animal como carnes, queijos, leites, manteiga e iogurtes. Já as gorduras trans são encontradas em alimentos industrializados como biscoitos, sorvetes e salgadinhos. Não é recomendado um consumo maior que 2 gramas de gorduras trans por dia, isso por que esse tipo de gordura pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração.
As fibras são outro item de aparecimento obrigatório, devemos dar preferencia aos produtos com altos valores de fibras devido ao fato delas serem um componente fundamental para o bom funcionamento do intestino. Maiores quantidades são encontradas em alimentos de origem vegetal e integrais.
Por ultimo aparece nos rótulos o sódio, que está presente em sal de cozinha e produtos industrializados como molhos prontos, salgadinhos de pacote, embutidos, enlatados e temperos prontos, seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial. 
Entendendo as informações que constam nos rótulos dos alimentos que consumimos, fica muito mais fácil contribuir com a melhoria da saúde e da qualidade de vida. Portanto, quando for ao supermercado, reserve tempo suficiente para examinar bem o rótulo e verificar também a data de validade de cada produto que estiver levando pra casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário